Início > Uncategorized > MEC LANÇA PACTO PARA FORTALECER A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

MEC LANÇA PACTO PARA FORTALECER A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio público, programa em que o governo federal e os governos estaduais e distrital formalizaram o compromisso com a valorização da formação continuada dos docentes e dos coordenadores pedagógicos que trabalham nessa etapa de ensino. Podem participar profissionais de redes urbanas e rurais.

O programa, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), vai funcionar nos moldes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) (leia mais sobre ele aqui). Portanto, conta com a adesão das secretarias estadual e distrital de Educação.

Pela Constituição Federal, são estados e o Distrito Federal são os responsáveis por atender à demanda de Ensino Médio. Instituições públicas de Educação Superior que tenham interesse também participarão do pacto, por meio do oferecimento de cursos de formação. A União garante apoio técnico e financeiro.

Com investimento inicial de 1 bilhão de reais , o MEC estima o envolvimento de 495.697 professores e 7 milhões de estudantes, distribuídos em mais de 20 mil escolas das 26 redes estaduais e da distrital. Devem participar também 40 universidades.
Os profissionais inscritos para as formações receberão bolsa mensal de 200 reais, válida de fevereiro a dezembro de 2014, e assistirão às aulas de formação continuada na própria escola, durante a jornada de trabalho, durante três horas por semana. As aulas serão orientadas por professores selecionados e capacitados pelas universidades integrantes do programa.

A primeira etapa do processo de formação discutirá seis campos temáticos: sujeitos do Ensino Médio; Ensino Médio; currículo; organização e gestão do trabalho pedagógico; avaliação e áreas de conhecimento e integração curricular. Na segunda, serão debatidas as áreas de conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.

Há a previsão do uso de tablets nos cursos. O MEC afirma que os aparelhos já foram entregues aos governos estaduais para serem repassados aos docentes.

Fonte : Todos Pela Educação

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: